ACOMPANHE ESSE BLOG DE PERTO!

19 de out. de 2011

Calça para posicionamento de bebês e criança pequena. Reutilize aquela calça velha jeans para brincar!

Essa idéia não é minha. Há muitos anos atrás a pedagoga Úrsula Heymeier me contou que uma avó a ensinou a aproveitar calça velha jeans para colocar os bebês. Desde então sempre uso com as crianças e passo adiante às famílias. É indicada para qualquer bebê como também para aqueles que tem alguma disfunção neuromotora e/ou sensorial.
Como fazer:
É necessário encher uma calça jeans com retalhos e/ou flocos de espuma. Fechar costurando as aberturas. A idéia é encher uma almofada em forma de calça. A partir daí vai da criatividade e do material que tiver disponível e, de preferência, que seja reutilizado o que já tem em casa. Pode ser aplique de tecidos com textura diferente, amarrar brinquedos com sons, cheiros e cores para o bebê explorar e aproveitar os momentos em que estiver na calça.
A versatilidade da forma da calça (pernas e parte do abdômen) possibilita um uso dinâmico favorecendo posturas funcionais para as vivências sensório-motoras. 
Para dormir, brincar, sentar, ficar de bruços e em várias posições.
E o melhor: gastando bem pouquinho!
Brincando de lado com alinhamento corporal

Brincando de bruços

Brincando sentado e fazendo as explorações de suporte


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)

.
.

NÃO ESQUEÇA!....

NÃO ESQUEÇA!....

FONTES PARA PESQUISA

  • A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
  • COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
  • DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
  • REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT