ACOMPANHE ESSE BLOG DE PERTO!

27 de mar de 2010

USO DAS ATIVIDADES DE ACOMODAÇÃO

.

Existem dois tipos de atividades de acomodação: atividades com traçados ou atividades com pontinhos.
As atividades de acomodação são indicadas para crianças que já possuem uma capacidade visual para leitura e escrita. Mesmo que a criança já esteja alfabetizada e ou crianças já em séries mais avançadas.
Esta atividade também é muito útil com crianças portadoras de miopia (principalmente patológica), alta hipermetropia, déficits corticais, retinopatia da prematuridade, ambliopia, glaucoma, patologias da mácula, estrabismos, entre outras. O que varia, na aplicação deste trabalho, será a distância e a quantidade nas tarefas com pontinhos, na distância e largura nas tarefas com traçados, e principalmente o tamanho.
A grande vantagem é que ela pode ser realizada por etapas. Por exemplo: um dia para fazer pontinhos ou traçados; o outro só para pintar e assim por diante.
É uma atividade um tanto cansativa, por esse motivo deve ser o menor tamanho possível (dependendo do grau de necessidade), entretanto, deve-se pedir para que a criança realize a atividade sem pressa e com atenção, procurando alinhar corretamente os pontinhos ou os traçados corretamente.
Particularmente, utilizo esta atividade quando é preciso ter uma ganho maior na funcionalidade visual, especialmente se houve alguma perda, ou por falta de continuidade dos atendimentos ou por necessidade de acelerar o processo de acomodação.

Obs: O conteúdo exposto é baseado em experiências adquiridas em meus atendimentos as crianças com portadoras de baixa visão e relatos dos resultados positivos de amigos e colegas portadores de alguma dificuldade visual que experienciaram tal atividade.

Espero que gostem!!!
Um grande abraço a todos!
.
.

10 comentários:

  1. Parabéns amiga!!!
    Tenho muito orgulho de você!!!!
    Bjs...

    ResponderExcluir

  2. Tenho acompanhado sempre seu blog e muito tem me ajudado, Carlinhos começou na escola esse ano e suas dicas estão sendo muito úteis para nós.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Que bom!!! Olha, tenho feito esse trabalho com muito amor e carinho. Para mim, é como o ar que respiro.
    Tenho procurado atender a todos
    ...um pouco daqui, um pouco dali...
    Espero que todos gostem e continuem me ajudando a fazer este blog cada vez mais funcional, afinal, seu objetivo principal é fornecer informações úteis a todos aqueles que necessitam e assim quem sabe favorecer cada vez mais o processo de inclusão, bem como, a evolução no desenvolvimento de tantas crianças com BV.
    Um grande abraço! E obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jo
    Legal estas dicas, vou até copiar e mostrar para uma professora da escola que trabalho.
    Continue postando estas dicas sobre estimulação visual.
    São muito úteis.
    Baldes de beijos
    Jane

    ResponderExcluir
  5. Jo, rsrs, a intimidade, rsrs. Olha seu blog é muito interessante. Tenho um aluno baixa visão, quero muito alfabetiza-lo. Gostaria de ajuda, se puder agradeço. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Claro!! Me mande suas dúvidas e farei o possível para atendê-la. Olha, inicialmente é preciso saber a patologia e o resultado da avaliação dessa criança. Se quiser, me envia para o email e, assim que puder, te mando um retorno, ok?
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi JO, td bem? Adorei o seu blog, vou tentar praticar com meu filho ele foi diagnosticado como tendo ambliopia e estou bastante assustada, quero ajudá-lo. Ele tem 10 anos e tem tdah, toma trofanil e precisa de tutora na escola, acho que para ele o uso de óculos com grau muito elevado pode prejudicar ainda mais sua auto-estima, e tambem não entendi mto bem, uma criança ambliope se usar óculos pode parar o processo de cegueira ou ainda assim ela perderá o olho afetado? Vou tentar fazer tudo como você explicou aqui e mando notícias. Muuito obrigada, adorei seu blog.
    Jussara.

    ResponderExcluir
  8. Jucimar, iluminada!!!
    Adoro me atualizar e me inspirar aqui no seu blog!
    Que Deus te ilumine sempre!
    Obrigado por compartilhar.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Parabéns gostei muito do seu blog . Vou consultar sempre!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)

.
.

NÃO ESQUEÇA!....

NÃO ESQUEÇA!....

FONTES PARA PESQUISA

  • A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
  • COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
  • DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
  • REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT