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30 de jan. de 2010

MODIFICAÇÕES DA SALA DE AULA PARA UMA CRIANÇA COM PROBLEMAS VISUAIS

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- Ponha a criança na posição recomendada. Para reduzir o excesso de brilho, por exemplo, ponha a criança de costas para a porta.

- Proporcione adequada iluminação preferentemente iluminado completo, luz fluorescente ou incandescente.

- Use uma mesa que proporcione uma boa postura da cabeça e dos olhos. Monitore a postura da criança quando estiver escrevendo.

- Use papel com bordas enquadradas com margem de cor nas quatro bordas e uma caneta que escreva escuro ou um lápis 6b para escrita.

- Giz escuro no quadro negro é mais fácil ver que um quatro branco que se usa com marcadores.

- As atividades de escrita e leitura devem realizar-se durante a manhã.

- Permita que a criança faça seu trabalho próximo por intervalos de quinze minutos, tomando períodos de descanso.

- Assegure-se que a criança coloque lentes quando o recomendarem.

- Faça as frases de espaço duplo para que as leia mais facilmente.

- Trate de considerar o tipo e tamanho das letras usadas.

- Reduza a quantidade de distração visual na sala de aula. Trate de não decorar de maneira exagerada o quadro.

- Não repreenda (castigue) a criança com problemas visuais por sua letra ruim.

- Estimule o pensamento visual.
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INTERPRETAÇÃO COM BASE NA MEMÓRIA VISUAL

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De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.


Lendo estas palavras desordenadas, o hemisfério esquerdo interpreta as letras e se lê propriamente dita, mas o hemisfério direito reconhece as palavras como um todo, como uma imagem, assim evita que a confusão nas letras dificulte a leitura.
As crianças apreendem a palavra escrita como um todo, bem como entender a palavra falada, independentemente de quantas letras ou quantos sons são combinados para pronunciá-la. Porque o tempo em que a criança aprende a falar é o tempo para aprender a ler.

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A visão é a habilidade de poder processar e entender informações visuais. Esta inclui a visão dos olhos, movimento dos olhos , binocularidade, focalização, percepção de profundidade, visão de cores, visão periférica e a percepção e processamento visual, e a habilidade de integrar toda esta informação com todos os nossos sentidos.
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"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)

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NÃO ESQUEÇA!....

NÃO ESQUEÇA!....

FONTES PARA PESQUISA

  • A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
  • COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
  • DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
  • REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT