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27 de mar. de 2010

USO DAS ATIVIDADES DE ACOMODAÇÃO

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Existem dois tipos de atividades de acomodação: atividades com traçados ou atividades com pontinhos.
As atividades de acomodação são indicadas para crianças que já possuem uma capacidade visual para leitura e escrita. Mesmo que a criança já esteja alfabetizada e ou crianças já em séries mais avançadas.
Estas atividades são muito úteis para crianças portadoras de miopia (principalmente patológica), alta hipermetropia, déficits corticais, retinopatia da prematuridade, ambliopia, glaucoma, patologias da mácula, estrabismos, entre outras. O que varia, na aplicação deste trabalho, será a distância e quantidade nas tarefas com pontinhos, na distância e largura nas tarefas com traçados, e principalmente o tamanho da folha utilizada.
A grande vantagem é que ela pode ser realizada por etapas. Por exemplo: um dia só para fazer pontinhos ou traçados; o outro só para pintar e assim por diante.
É uma atividade um tanto cansativa, por esse motivo deve ser o menor tamanho de folha possível (dependendo do grau de necessidade), entretanto, deve-se pedir para que a criança realize a atividade sem pressa e com atenção, procurando alinhar corretamente os pontinhos ou os traçados corretamente. 
Particularmente, utilizo esta atividade quando é preciso ter um ganho maior na funcionalidade visual, especialmente se houve alguma perda, ou por falta de continuidade dos atendimentos ou por necessidade de acelerar o processo de acomodação para iniciar uma nova atividade.

Obs: O conteúdo exposto é baseado em experiências adquiridas em meus atendimentos as crianças com portadoras de baixa visão e relatos dos resultados positivos de amigos e colegas portadores de alguma dificuldade visual que experienciaram tal atividade.

Espero que gostem!!!
Um grande abraço a todos!
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10 comentários:

  1. Parabéns amiga!!!
    Tenho muito orgulho de você!!!!
    Bjs...

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  2. Tenho acompanhado sempre seu blog e muito tem me ajudado, Carlinhos começou na escola esse ano e suas dicas estão sendo muito úteis para nós.
    Beijão

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  3. Que bom!!! Olha, tenho feito esse trabalho com muito amor e carinho. Para mim, é como o ar que respiro.
    Tenho procurado atender a todos
    ...um pouco daqui, um pouco dali...
    Espero que todos gostem e continuem me ajudando a fazer este blog cada vez mais funcional, afinal, seu objetivo principal é fornecer informações úteis a todos aqueles que necessitam e assim quem sabe favorecer cada vez mais o processo de inclusão, bem como, a evolução no desenvolvimento de tantas crianças com BV.
    Um grande abraço! E obrigada!!!!

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  4. Oi Jo
    Legal estas dicas, vou até copiar e mostrar para uma professora da escola que trabalho.
    Continue postando estas dicas sobre estimulação visual.
    São muito úteis.
    Baldes de beijos
    Jane

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  5. Jo, rsrs, a intimidade, rsrs. Olha seu blog é muito interessante. Tenho um aluno baixa visão, quero muito alfabetiza-lo. Gostaria de ajuda, se puder agradeço. Beijos

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  6. Claro!! Me mande suas dúvidas e farei o possível para atendê-la. Olha, inicialmente é preciso saber a patologia e o resultado da avaliação dessa criança. Se quiser, me envia para o email e, assim que puder, te mando um retorno, ok?
    grande abraço!

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  7. Oi JO, td bem? Adorei o seu blog, vou tentar praticar com meu filho ele foi diagnosticado como tendo ambliopia e estou bastante assustada, quero ajudá-lo. Ele tem 10 anos e tem tdah, toma trofanil e precisa de tutora na escola, acho que para ele o uso de óculos com grau muito elevado pode prejudicar ainda mais sua auto-estima, e tambem não entendi mto bem, uma criança ambliope se usar óculos pode parar o processo de cegueira ou ainda assim ela perderá o olho afetado? Vou tentar fazer tudo como você explicou aqui e mando notícias. Muuito obrigada, adorei seu blog.
    Jussara.

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  8. Jucimar, iluminada!!!
    Adoro me atualizar e me inspirar aqui no seu blog!
    Que Deus te ilumine sempre!
    Obrigado por compartilhar.
    Um abraço

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  9. Parabéns gostei muito do seu blog . Vou consultar sempre!

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"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)

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FONTES PARA PESQUISA

  • A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
  • COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
  • DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
  • REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT