ACOMPANHE ESSE BLOG DE PERTO!

17 de jan. de 2009

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ESTIMULAÇÃO VISUAL


MATERIAL:
1. Sala de aula / Sala de atendimento / ambiente iluminado
2. Luzes (natural e artificial)
3. Recursos em branco e preto e/ou contrastantes


OBJETIVO:
- Com a realização desta atividade a criança será capaz de perceber, tomar consciência e buscar a fonte luminosa e/ou contraste.



ATIVIDADE 1 – COM LUZ SOLAR OU LUZ AMBIENTE
Utilizam-se contrastes entre obscuridade e claridade:
a) Fechar e abrir a janela, fazendo com que a criança perceba que a luz do sol lhe chega até os olhos;
b) Com ajuda do espelho, fazer com que a luz solar se reflita no rosto da criança;

ATIVIDADE 2 – COM LUZ ARTIFICIAL DA LANTERNA
a) Fazer jogos de luzes, focando o rosto da criança com movimentos horizontais e verticais (lentamente, partindo sempre do centro para fora), motivando a busca, ou no nível ocular ou manipulativo (se sua motricidade o permite).
b) Para motivá-la a permanecer olhando para a luz da lanterna, você poderá acrescentar focos intermitentes (apagando e acendendo a lanterna com pequenos intervalos) utilizando filtros (pode ser papel acetato ou celofane colorido) ou lâmpadas coloridas.
c) Utilizar a luz natural ou artificial através de objetos brilhantes: colocar os objetos brilhantes na entrada da luz solar, girando-os para que possam refletir mais a luz e favorecer uma melhor visualização para a criança.

ATIVIDADE 3 - OBJETOS DE CORES INTENSAS E CONTRASTANTES
a) Apresentar os objetos aproximando-os dos olhos da criança, estimulando-a a pegar e manuseá-lo, para que, posteriormente, a criança seja capaz de captar a presença de um objeto, reconhecê-lo e/ou identificá-lo (mesmo que parcialmente).

Observação:
1. A tonalidade cromática do objeto deverá contrastar com o fundo ambiental ou se o objeto tiver mais de uma cor, sua combinação precisa ser diferenciada.
2. Manter repetidos contatos visuais com os estímulos apresentados, tanto em forma estática como em movimento, respeitando o campo visual da criança e a distância a qual possa perceber o objeto.
3. Nos casos onde exista maior visão em um olho, apresentaremos os estímulos no campo visual dominante.
4. Realizar seguimento do objeto em movimento horizontal, vertical, diagonal e circular (sempre iniciando com pequenas pausas na parte central).
5. Localizar o objeto, assinalar ou indicar de onde está ou pegá-lo é fundamental para organização cognitiva da criança.
6. Discriminar entre dois ou mais objetos facilita associar, pode optar e fazer demandas, naquelas crianças com graves dificuldades na expressão verbal.

27 comentários:

  1. Olá Jucimar!
    Sem palavras para agradecer-lhe, envio meu abraço por mais essa contribuição da nossa tão atribulada profissão.
    Com certeza essa será mais uma atividade que contribuirá e muito para o desenvolvimento dos meus pequenos.
    Obrigada
    Mere Mussel - Petrópolis-RJ

    ResponderExcluir
  2. Beleza, gostei muito deste blog, ele orienta as pessoas que tem dificuldades de trabalhar procedimentos com crianças de baixa visão a realizar exercícios de estimulação da visão residual importantíssimo para a criança saber desenvolver seu potencial visual, obrigado

    ResponderExcluir
  3. Eu que agradeço a participação de vocês!!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá JUCIMAR.GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LO POR ESSE BLOG,TENHO UM FILHO ESPECIAL
    DE 5 ANOS Q ADOTEI COM 9 MESES,E ATÉ HOJE TUDO OQUE OS MÉDICOS ME DIZEM É Q ELE SÓ ENCHERGA VULTOS,E Q O PROBLEMA DELE NÃO É NOS OLHOS E SIM NO CEREBRO.AGORA COM A DESCOBERTA DO BLOG,COMECEI A EXERCITAR A VISÃO DELE COM ESSES EXERCÍCIOS,E DEUS QUEIRA Q OQUE VENHO NOTANDO NELE NÃO SEJA FRUTO DA MINHA IMAGINAÇÃO.mEU ANJINHO TEM DADO SINAIS DE QUE ESTÁ CONSEGUINDO VISUALIZAR ALGO,ISSO ME DEIXA MUITO ESPERANÇOSA,MUITO OBRIGADA
    ADRIANA ALVES

    ResponderExcluir
  5. Obrigada!!! Fico feliz em saber que o blog tem te ajudado...É isso mesmo, temos que investir! Levo a cabo uma das grandes citações de Natalie Barraga, criadora do método de estimulação visual: "Enquanto houver luz, ainda há esperança."

    Sua participação e depoimento são muito importantes, afinal, servem de estímulo para outras famílias.

    Grande abraço e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  6. parabéns tenho um bebe com um ano de idade ele tem visdao subnormal,sequela de meningite bacteriana,este traBALHO FOI MUITO UTIL CONTINUE

    ResponderExcluir
  7. obrigada, colega!!! Um dos objetivos desse trabalho é ser util... rsrsrs
    um abraço!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, trabalho no Centro de Atendimento Especializado ao Deficiente Visual Castelo Branco em Cascavel/PR. Adorei seu blog. Trabalhamos com 55 alunos com Baixa Visão e Cegueira, gratuitamente. A reeducação/estimulação visual é tema constante em nossos estudos. Essa troca de informações é muito importante. Parabens!!
    Ana Paula Lorenzini

    ResponderExcluir
  9. Olá trabalho com crianças com baixa visao e tenho um bebê, gostaria de obter mais informações de atividades e tipos de brinquedos que posso comprar para fazer um trabalho de estimulação visual, meu email é lug_silva@yahoo.com.br
    Espero receber informações, obrigada

    ResponderExcluir
  10. ok!! Enviarei alguns materiais já postados anteriormente, mas, gostaria que aguardasse um pouco mais, pois, em breve teremos mais postagens sobre o referido tema.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Parabens adorei seu BLOG, uma postagem simples e bem explicativo.
    http://rafabombo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Jucimar, meu nome é Rose, moro em Fortaleza, gostaria de lhe dar os parabéns pelo blog. Adorei! Tenho um filho com paralisia Cerebral,tem quase 13 anos com visão subnormal. E por intermédio da fisioterapeuta dele ( Pedro )começamos a confeccionar alguns brinquedos e acessórios para estimula-lo e ajudar outras mães que também precisavam de materiais mais específicos. E com isso, hoje, sustento o meu filho com o meu trabalho. Visite o meu blog rositabyrose.blogspot.com. Um abraço e obrigada

    ResponderExcluir
  13. Olá Jucimar!Parabéns pelo blog. Bom saber q existem pessoas que gostam do que fazem e repassam seus conhecimentos para que outros profissionais possam ajudar realizando estimulação visual. Estou iniciando este tipo de trabalho em meu municipio e gostaria q me mandasse materiais. Agradeço desde já a ajuda.
    email:robertinhato@hotmail.com
    Roberta

    ResponderExcluir
  14. Gostei mto do blog. Minha neta tem 2 anos e visão subnormal. Seu neuro mandou q fizéssemos exercícios e te encontrei pesquisando no google. Espero q seu trabalho nos ajude bastante e q vc continue nos orientando nos exercícios. Tenho esperança q minha neta consiga enxergar bem. Meu e-mail é nhgera@uai.com.br. Se possível envie-me material. Muito obrigada! Nilma Aguiar Mansur

    ResponderExcluir
  15. Beth gostei muito das sugestões que vocês fizeram, são muito importante para quem trabalha com alunos, cegos ou baixa, visão. um forte abraço.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo blog.
    Vou utiliza-lo como uma ferramenta importante no meu trabalho.
    Deus a abençõe.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo blog, ele vai ne ajudar bastante!

    ResponderExcluir
  18. Adorei o seu blog, parabéns vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  19. Olá, meu filho Josá Neto é portador de hidrocefalia tem 1 ano e 7 meses, e tem uma baixa visão.No ultimo exame realizado dia 30/09/2011 ele não reagiu a contrastantes e a médica ficou em dúvida se ouve reação a luz. porém me orientou para que eu possa fazer alguns estimulos.Hoje bem cedo ainda no quarto percebi que quando abria o celular ele rapidamente procurava e quando colocava bem proximo ao rostinho dele ele fechava os olhos. Sei que meu filho não é totalmente cego, mas sei tambem que tem pouca visão. Venho atraves deste buscar ajuda . Muito obrigada.

    Maria Luiza(uia_pb@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  20. Olá, meu nome é Vanessa, minha filha tem 5 meses é um bebê prematuro que teve uma serie de complicações ficou no oxigênio teve meningite entre outros. E com isso desenvolveu retinopatia da prematuridade, descobrimos e já estava no nível 4, infelizmente mesmo com a intervenção cirúrgica a retina do olho direito descolou mas a do olho esquerdo está estabilizada. Todos os exames e testes que foram feitos até agora mostram que ela será uma criança com baixa visão ou visão subnormal. Este site vai me ser de muita valia no trabalho de estimulação.

    ResponderExcluir
  21. Obg Vanessa! Estarei torcendo por vocês! E, de antemão te darei um conselho... paciência e perseverança sempre! As primeiras evoluções acontecem de forma quase imperceptível até mesmo para um profissional oftalmologista, mas, não desista... elas acontecerão e quanto mais cedo iniciar o processo, melhor.
    Grande abraço!!!
    Me envia um email dando detalhes ok?

    ResponderExcluir
  22. Amei! Linguagem simples e acessível. estava desesperada atras de algumas sugestões, já tinha pedido através de msg e agora encontrei estas. Minha aluna estará melhor assistida.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia!
    Gostei muito das sugestões de atividades, vou aproveitar ao máximo!
    Obrigada pela bela contribui~/ao.
    Abraços,
    Professora Maria

    ResponderExcluir
  24. Voce tem sugestoes de como trabalhar a profundidade e fusao de imagem. O oftalmologista sugeriu para eu trabalhar com meu aluno acometido de estrabismo.

    ResponderExcluir
  25. Olá tenho uma filha de 3 anos e meio , ela tem baixa visão,ela também tem hipermetropia bem alta!! Gostaria de receber algumas atividades que posso fazer com ela para estimular....e melhorar a vida dela....

    ResponderExcluir
  26. OLÁ, MINHA FILHA DE 13 ANOS TEVE UVEITE NA VISÃO ESQUERDA... TEVE QUE FAZER CIRURGIA DE VITRECTOMIA... A VISÃO DE LONGE AINDA É BEM FRACA... QUAIS EXERCICIOS POSSO FAZER COM ELA PRA ESTIMULAR ESSA VISÃO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisaria de mais detalhes. Se possível me envie para o e-mail jucimarsidney167@hotmail.com. fico no aguardo! Boa noite

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)

.
.

NÃO ESQUEÇA!....

NÃO ESQUEÇA!....

FONTES PARA PESQUISA

  • A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
  • COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
  • DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
  • REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT