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25 de abr de 2010

Somatodispraxia

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Quando se observa uma criança com dificuldade em interagir com o meio ambiente físico, em projetar e executar ações, é possível que possa apresentar dificuldades nas suas capacidades sensoriais e motoras.

O somatodispraxia é um tipo de dispraxia com déficit somatosensorial.A dificuldade é a criança de planejar e executar esse plano seria devido um problema de discriminação sensorial tátil e propriceptivo.

Uma praxia é, de acordo com Ayres, a capacidade ou habilidade que o cérebro tem para organizar e executar ações desconhecidas. Qualquer projeto de ação motora passa por três passos consecutivos: 1) conceptualização da ação; 2) Formulação e seleção de uma estratégia; 3) Execução motora da ação.


Algumas características observáveis:
1) Dificuldades motoras
2) Sensação de cansaço contínuo;
3) Baixa atividade fisíca;
4) Lentidão na aprendizagem de atividades vida diária
5) Dificuldades na motricidade fina (problemas escrita)
6) Problemas na manipulação de lápis e a desenhar;
7) Costumam observar e copiar;
8) Costumam falar das suas ações, mas não as realizam.


Quando detectados estes sintomas, para além de iniciar desde logo um trabalho interdisciplinar, há que orientá-lo dentro de uma perspectiva de integração sensorial.

http://comdiferencas.blogspot.com/2010/01/somatodispraxia.html

Fonte: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/2010/04/somatodispraxia.html
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"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)

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NÃO ESQUEÇA!....

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FONTES PARA PESQUISA

  • A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
  • COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
  • DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
  • REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT