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3 de ago de 2008

PERCEPÇÃO VISUAL

A percepção visual é item fundamental na avaliação funcional de uma criança. É preciso observar com cuidado a resposta visual apresentada por ela durante o período em que está sendo avaliada. A resposta dada pela criança poderá vir de forma imediata, como também após alguns minutos de estímulo dependendo da intensidade luminosa, cor, adaptação do ambiente, entre outros. Perceber visualmente significa discriminar, reconhecer e interpretar esses estímulos recebidos. E, por estar presente em quase todas as ações da vida é considerada de extrema importância no processo global e diretamente relacionada com o treino das demais funções. Segundo Frostig existem cinco capacidades de percepção visual relevantes para o desenvolvimento escolar. Sejam:
1) A Coordenação visomotora
2) A Percepção de posição no espaço
3) A Percepção de relações espaciais
4) A Constância perceptual
5) A Percepção figura-fundo
Desta forma, para que a criança desenvolva habilidade funcional visual para sua escolaridade através da visão, torna-se necessário que esta desenvolva essas capacidades, iniciadas desde o nascimento, e que, algumas crianças apresentam déficits. Para tanto, torna-se criterioso acompanhamento de oftalmologista especializado, bem como atendimentos com profissionais capacitados. É preciso utilizar-se de critérios para escolha de tais profissionais. Entre eles, a experiência do profissional com relação ao tratamento e diagnóstico.

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"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)

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FONTES PARA PESQUISA

  • A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
  • COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
  • DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
  • REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT