Esse blog foi criado com o intuito de auxiliar pais, estudantes e profissionais com relação a dúvidas e fonte de pesquisa para realização de trabalhos práticos e teóricos, bem como, no esclarecimento para melhor entendimento dos serviços de estimulação e reabilitação visual com um enfoque pedagógico.
6 de jun. de 2010
RECOMENDAÇÕES GERAIS AOS PAIS
• Manipular alimentos com as mãos para perceber sua forma e consistência.
• Perguntem ao médico e aos outros profissionais como explicar de forma simples a deficiência visual de seu filho. É importante que vocês (pais) e a criança (quando possível) saibam explicar e argumentar sobre os problemas, quando uma pessoa perguntar, por exemplo: - o nome do problema visual, suas características, o quanto ele enxerga, do quê gosta....
• Não esqueçam que vocês são os principais educadores de seu filho (a), e que depende de vocês a oportunidade dele (la) se desenvolver,
• Quando notar presença de movimentos repetitivos como girar a cabeça, esfregar os olhos, balançar as mãos e/ou o corpo, ofereça a criança uma atividade funcional, distraia seu filho (a) com atividades que ele (a) goste;
• Desperte a curiosidade de seu filho (a), respeite seu ritmo e seus limites. Sempre procure descrever o que é oferecido à criança: detalhes, partes, função e leve suas mãos para que possa sentir e integrar as informações sobre o que ouviu, sentiu e manipulou.
FONTE: http://estimulacaovisual.blogspot.com/2010/06/recomendacoes-gerais-aos-pais_05.html
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3 de jun. de 2010
Estimulando o desenvolvimento de uma criança com necessidades especiais

Não há duas crianças com necessidades especiais iguais, nem as que têm necessidades especiais semelhantes.Vamos explorar as necessidades especiais variadas e saber como estimular uma criança com necessidades especial e ajudá-la em no processo de seu desenvolvimento.
O papel dos pais
Dar amor e apoio - as criança com necessidades especiais precisam de amor e apoio de seus pais, assim como qualquer criança. Algumas vezes, os pais ficam tão absorvidos pela necessidade de estimular seu filho e compensar sua deficiência que acabam esquecendo que a tarefa mais importante é amá-lo e gostar dele como ser humano. Quando uma criança vê que seus pais gostam de estar com ela, ela aumenta o valor que dá a si própria. Esse sentimento crescente de valor é uma medida importante do sucesso dos pais em criar uma criança com necessidade especial.
Estimule a independência - se você tem uma criança com necessidades especiais, seus objetivos são estimular a independência e ajudar seu filho a desenvolver um sentimento de valor e realização pessoal. Com terapia e jogos, você ajuda o seu filho a lidar com seu problema e realizar seu potencial completo. A quantidade de independência de seu filho vai depender, bastante, não apenas de qual necessidade especial ele possui, mas como você o deixa realizar sozinho cada estágio.
Todas as crianças passam por momentos em que parecem parar de melhorar ou quando podem até regredir um pouco. Esse pode ser um momento especialmente difícil para os pais, pois têm que aprender a avaliar o progresso de seu filho.

Concentre-se em objetivos a curto prazo - quando seu filho atingir um platô (estagnar seu desenvolvimento), olhe para trás e se concentre no quanto ele já progrediu. Este também pode ser um bom momento para esquecer objetivos a longo prazo e se concentrar nos objetivos a curto prazo: alimentar-se com as mãos, vestir-se, repetir a primeira palavra ou frase inteligível ou finalmente ir ao banheiro sozinho. Quando os pais concentram suas energias em um único objetivo a curto prazo, uma criança com necessidade especial pode começar a progredir novamente. Ao parar de observar como a criança lida com esses desafios, como se adapta a novas e maiores necessidades, os pais podem se ajudar a desenvolver expectativas realistas para seus filhos.
As crianças progridem mais quando os pais agem escolhendo os métodos educacionais mais apropriados, definindo objetivos razoáveis e fornecendo um ambiente caloroso e protetor. Os pais deveriam enxergar a si próprios como parceiros dos profissionais na hora de planejar os cuidados de seus filhos com necessidades especiais.No entanto, não importa o quanto um pai ou uma mãe tente dar a seu filho, sempre há limites para o que eles podem conseguir sozinhos.
Fonte:http://saude.hsw.uol.com.br/necessidades-especiais-infantis3.htm
FONTE: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/2010/06/estimulando-o-desenvolvimento-de-uma.html
1 de jun. de 2010
EL TRATAMIENTO DEL OJO VAGO SE REDUCE
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Investigadores de la Universidad de Nottingham han dicho que los resultados preliminares muestran una recuperación de la visión en 10 horas que normalmente hubiera requerido de 120 horas de terapia de oclusión.
El nuevo tratamiento ha sido desarrollado en el Grupo de Neurociencia Visual, en la Escuela Universitaria de Psicología, y los pacientes se han sometido a difíciles tareas visuales en condiciones controladas por el ordenador.
Se espera que el nuevo tratamiento podría ser usado para desarrollar un juego para niños que podría tratar la ambliopía para, al menos, servir de complemento para la terapia con oclusión, la cual consiste en ocluir el ojo mas sano, lo que es, a menudo, incomodo para los niños, impopular para los padres y presenta efectos adversos en el desarrollo educacional.
Un proyecto de 60,000 libras, el “estudio de los efectos del aprendizaje perceptual en la ambliopía” ha sido subvencionado por el Colegio de Optometristas.
Además de comprobar los tratamientos potenciales de la condición, el estudio examina el nivel de plasticidad neuronal del cerebro adulto.
El trabajo se esta llevando a cabo por Andrew Astle, un estudiante de investigación en la Universidad.
“Los resultados hasta ahora muestran una mejora drástica en la terapia oclusiva, y prueba lo errónea que resulta la idea, mantenida durante mucho tiempo, de que los adultos no pueden ser tratados de este tipo de condición” dice el Sr. Astle. “Sin embargo, el estudio no esta completo y estamos todavía buscando personas para tomar parte en los tests”.
El trabajo empezara en la primavera del 2009 en la Universidad examinando la ambliopía en niños y la organización funcional y estructural de la corteza visual.
El profesor Paul McGraw y el Dr Ben Webb del Grupo de Neurociencia Visual observara los efectos y el tratamiento de la ambliopía en niños. Otras instituciones europeas, incluyendo la Universidad de Florencia, el Instituto Max Planck para la Neurociencia y el Colegio Universitario de Londres, examinara la condición desde niveles moleculares hasta su impacto en el comportamiento en modelos animales.
Posted by Edgar Simões at Terça-feira, Junho 01, 2010
FONTE: http://opticaatlantis.blogspot.com/2010/06/el-tratamiento-del-ojo-vago-se-reduce.html
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28 de mai. de 2010
CARTELAS PARA ESTIMULAÇÃO VISUAL (PARTE 02)
CARTELA 03 -Tamanho padrão:
Materiais Necessários:
1 cartolina duplex branca;
1 cartolina duplex preta;
1 lápis;
1 régua;
1 tesoura;
Cola.
Modo de fazer:
1º passo: Desenhe e depois recorte um quadrado com 15 cm na cartolina duplex branca (como feito nas cartelas 01 e 02).
2º passo: Desenhe e depois recorte dois quadrados com 7,5 cm cada na cartolina duplex preta. Veja na figura abaixo:
Medida do quadrado = 7,5 cm
3º passo: cole os quadrados (um na lateral esquerda superior da cartela e o outro na lateral direita inferior da cartela) como mostra a figura abaixo:
MODELO DE COLAGEM NA CARTELA
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24 de mai. de 2010
CARTELAS PARA ESTIMULAÇÃO VISUAL (PARTE 01)
Materiais Necessários:
1 cartolina duplex branca;
1 cartolina duplex preta;
1 lápis;
1 régua;
1 tesoura;
Modo de fazer:
1. Desenhe e depois recorte dois quadrados com 15 cm cada, um na cartolina duplex branca e outro na cartolina duplex preta . Veja na figura abaixo:
medida para as laterais de 15 cm
"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)
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NÃO ESQUEÇA!....

FONTES PARA PESQUISA
- A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
- COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
- DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
- EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
- REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT