ACOMPANHE ESSE BLOG DE PERTO!

23 de abr. de 2009

DESCULPAS

Oi amigas? Ando um pouco adoentada... essas dores que não me deixam, mas, logo estarei de volta com novos materiais para vocês...
Espero que estejam em paz e com saúde... beijos!

5 de mar. de 2009

QUE MARAVILHA!!!! GANHAMOS MAIS UM PRÊMIO...


Desta vez é o prêmio "Um Blog de Ouro". Quem nos presenteou foi a Professora Celia do blog "www.deficienciavisualsp.blogspot.com". Passa lá, dá uma olhada no blog, é espetacular... tem abordado assuntos e temas muito interessantes!

Obrigada Professora Celia!

Distribuir Prêmios e Mimos é uma forma de aproximar e criar vínculos com outros blogueiros. Então dou continuidade a esse prêmio, para "correr" pelos blogues, a fim de criarmos mais laços de amizade.Prêmio "Um Blogue de Ouro", esse é um presente para os blogues que transmitem mensagens de amor e carinho; que sejam criativos, seja por sua originalidade em criar o visual do blogue, como também ter personalidade própria. Ao receber esse Prêmio deve-se:

1- Oferecer a 10 blogues que tem o estilo de ser.

2- Deve exibir a imagem do selo do prêmio em seu blogue.

3- Não se esquecer de avisar (por comentário) os blogues que foram indicados por você.


E O OURO VAI PARA:

1. http://www.planeta.sitedaescola.com/
2. http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/
3. http://blog.andrei.bastos.nom.br/
4. http://blog.imediatadesign.com.br/
5. http://educandoblog.com/
6. http://blogsentidos.blogspot.com/
7. http://escolaeinclusao.blogspot.com/
8. http://vemoscomasmaos.blogspot.com

26 de fev. de 2009

VOCÊ SABE O QUE ACONTECE QUANDO OLHAMOS PARA UM OBJETO?



Quando olhamos para um objeto, antes mesmo de conseguirmos reconhecê-lo já o analisamos e "julgamos" como devemos tratá-lo. Essa é a maneira inusitada com que a visão opera no cérebro... é uma atividade que abrange diversas funções corticais. Se o objeto observado estiver desorganizado, o cérebro bota tudo no lugar pra você, mas, para isto, torna-se necessário que ele esteja em plena forma com as suas funções correspondentes aos níveis de desenvolvimento visual. Quer um exemplo? Será que você é capaz de ler o texto abaixo... vejamos:

"De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul
odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria
e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que
vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera
isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo."

Essa é uma das principais causas de atrasos na aprendizagem de portadores de baixa visão... é preciso identificar o nível de desenvolvimento cognitivo e das funções corticais, além de procurar amadurecer estas funções para que a criança possa evoluir suas capacidades. Para isto, existem algumas atividades que também são utilizadas com pessoas ditas "normais" para o lazer, prevenção do mal de alzeimer, por exemplo: caça-palavras, palavras cruzadas, os sete erros, entre outros.
As evoluções destas capacidades fazem parte direta do desenvolvimento normal de uma criança e podem ser praticadas para "amadurecimento" destas funções em qualquer idade. No caso da criança com baixa visão, devem obedecer a sequência lógica em seu desenvolvimento atendendo diretamente as suas necessidades e, antes que sejam apresentadas novas funções é necessário o amadurecimento desta para que haja melhor aproveitamento e prevenção de perca durante o processo.

Espero que gostem desta dica!!! Beijos a todos!
Ah... não esqueçam de postar um comentário, ok?

19 de fev. de 2009

SELINHO


OLHA SÓ! GANHAMOS MAIS UM SELINHO!!! EU SIMPLESMENTE ADOREI!!!

Quem nos parabenizou foi a professora Patricia, do blog Educar Sempre.
Obrigada! Fiquei muito feliz com a surpresa.

Atenção às regras:

1- Escolher no mínimo três blogs, não há limite máximo (pode ser quantos você desejar);
2- A regra é que o blog homenageado deve ser educativo ou relacionado a educação;
3- Os blogs escolhidos devem ser ativos com postagens atuais;
4- Link quem te ofereceu o selinho e deixe o link dos homenageados.


Esse selinho vai para as amigas comprometidas com a educação.

Beijos...

Esse selinho vai para:

http://http://rociomendezpt.blogspot.com/
http://http://corterecorteva.blogspot.com/
http://http://jackipedagoga.blogspot.com/

16 de fev. de 2009

VOCÊ SABIA?


O exame de potencial evocado apenas diz se o estimulo de luz está chegando até o cerebro, pra isso ele passa pelo olho, pela retina, pelo nervo óptico até chegar na parte de trás do cérebro. Mas a visão é muito mais complexa do que isso, pois não depende só do estimulo chegar lá, e sim, do quanto e como chega e, principalmente, da interpretação que faz daquele estímulo que está recebendo. Assim, concluimos que entre a cegueira e a visão não existe uma distancia muito grande. Afinal, o cego é aquele que realmente não percebe a luz e os outros são considerados portadores de baixa visão ou visão subnormal, mas ainda existe uma variedade muito grande nesta "categoria", variantes entre os que percebem apenas luz, outros que percebem apenas cores, formas etc.. Cada qual com uma característica particular, com dificuldades e principalmente capacidades diferentes. Desta forma, devemos sempre procurar sempre pensar e enfatizar apenas a "visão" nas capacidades e não nas dificuldades que o portador de baixa visão possui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)

.
.

NÃO ESQUEÇA!....

NÃO ESQUEÇA!....

FONTES PARA PESQUISA

  • A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
  • COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
  • DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
  • REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT