ACOMPANHE ESSE BLOG DE PERTO!

4 de out de 2011

Dicas para estimular a memória do seu filho


A memória é a nossa capacidade de guardar coisas na mente e de recuperá-las em algum momento futuro.Procuramos recordar nomes,datas,listas de compras ou detalhes das viagens.A memória do dia-dia refere-se também ao preparo de uma refeição para noite ou aniversário de um amigo na semana que vem.
Alguns aspectos da memória estão envolvidos em quase todas as nossas atividades,a maneira como a usamos depende dos nossos hábitos de vida e nossa experiência.

-A Memória de Curto prazo guarda durante alguns segundos a informação,antes de ser transferida para memória de longo prazo.

-A Memória de longo prazo retém informações durante períodos que vão alguns minutos a muito anos.Todos os tipos de memória:
1)Memória procedimental-todas as habilidades motoras e de linguagem que aprendemos como nadar,andar de bicicleta,jogar futebol...
2)Memória Declarativa- é recordação do nosso conhecimento relativo a pessoas,objetos,lugares e acontecimentos.
3)Memória prospectiva-consiste em lembrar o que é preciso fazer e quando fazê-lo.É uma memória explícita que depende processamento da atenção.Exemplo:lembrar tomar o remédio,assistir uma reunião ás duas hors.



Estimular a memória:

Atividade diária:
-Praticar jogos de memória, dama, xadrez ou palavras cruzadas,

-exercícios simples como recordar fatos do dia-a-dia (o que comeu no almoço, o que aconteceu na escola,nomes dos colegas e professores)

-Aprender novas habilidades: computador, pintura, música

-Exercícios mnemônicos:
Associar fatos a imagens e procurar guardá-los na memória. Imaginar um alimento ou fato e imaginar todas as suas características.
Exemplo:hoje ele comeu uma fruta,vermelha,redonda,começa com a letra m...,qual o dia da semana que tem natação ou educação física..)

-Alimentação:
A boa alimentação é fundamental para a conservação da memória.

-Atividade física:
Os exercícios feitos regularmente trazem benefícios importantes para o processo de memorização.(natação,futebol..)

-Sono:
é muito importante para se ter uma boa memória.

-Lazer:
passeios,viagens,ir ao teatro,ler histórias...

-anotações em agenda ou quadro de recados. 
FONTE: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/search/label/Dicas%20para%20estimular%20a%20mem%C3%B3ria%20do%20seu%20filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)

.
.

NÃO ESQUEÇA!....

NÃO ESQUEÇA!....

FONTES PARA PESQUISA

  • A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
  • COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
  • DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
  • REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT