ACOMPANHE ESSE BLOG DE PERTO!

27 de out de 2011

DICA - ESTIMULANDO O SEGUIMENTO VISUAL I


'JOGANDO COM OS CARTÕES"

OBJETIVO: Estimular o seguimento visual dos objetos. 

RECURSOS: Cartões de 25 x 25cm com linhas contrastantes preto e branco

PROCEDIMENTO:  Escolha um local bem iluminado. Coloque a criança de forma confortável (deitada de preferência). Apresente o cartão a criança numa distância de aproximadamente 20 a 25cm de seu rosto na altura dos olhos. Assim que a criança focalizar o cartão, movimente-o lentamente de forma que a criança possa acompanhar o seguimento visual em 90º. Inicialmente partindo do centro para o lado direito e, posteriormente, partindo do centro para o lado esquerdo. Movimente o cartão lentamente sempre se comunicando com a criança, seja através de palavras ou cantando versinhos. Após aquisição desta habilidade, a criança estará apta para a fase seguinte.

BENEFÍCIOS:
  As formas e as cores utilizadas ajudam a criança a reagir diante das figuras apresentadas, pois o contraste do negro com o branco dá uma certa luminosidade ao desenho, e, desta forma estará estimulando sua atención e fixação além do seguimento visual em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)

.
.

NÃO ESQUEÇA!....

NÃO ESQUEÇA!....

FONTES PARA PESQUISA

  • A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
  • COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
  • DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
  • REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT