ACOMPANHE ESSE BLOG DE PERTO!

13 de out de 2011

DALTONISMO: Faça o teste.


Que número você enxerga neste círculo? Mesmo pessoas com problemas em enxergar cores conseguem ver o número 12 nele.

Quem não tem problema de visão enxerga o número 5. Daltônicos vêem o número 2.

Pessoas com a visão normal enxergam o número 8 nesta figura. Os que não conseguem ver as cores vermelho e verde, vêem o número 3 e as que têm dificuldade total para enxergar cores não vêem número algum.

Nem tudo o que se vê é o que realmente está lá. A visão é um sistema relativamente simples, mas que está sujeito a algumas falhas.


Uma delas é o daltonismo, problema descoberto pelo químico inglês John Dalton, que tinha essa deficiência e fez inúmeras pesquisas para determinar como seus olhos viam o mundo.

Devido a uma ou mais substâncias sensíveis à luz encontradas na retina, os daltônicos não enxergam algumas cores primárias, como o verde e o vermelho e, em seus lugares, vêem o cinza, amarelo ou azul.

A deficiência pode interferir em aspectos importantes da vida, como na hora de distinguir as cores do sinal de trânsito, por exemplo.

O problema é hereditário e acontece na maior parte com os homens (8% deles têm probabilidade de nascer daltônicos contra 0,25% das mulheres). O professor da Universidade de Tóquio, Dr Shinobu Ishihara (1879-1963) desenvolveu um sistema para identificar a deficiência.

FONTE: http://visaobiologiaatualb2.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)

.
.

NÃO ESQUEÇA!....

NÃO ESQUEÇA!....

FONTES PARA PESQUISA

  • A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
  • COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
  • DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
  • REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT