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29 de set. de 2011

PERCEPÇÃO


Percepção é a capacidade de reconhecer e compreender estímulos recebidos.
A percepção está ligada:
-atenção
-consciência
- memória.
Os estímulos que chegam até nós provocam uma sensação que possibilita a percepção e a discriminação. Primeiramente sentimos, através dos sentidos: tato, visão, audição, olfato e gustação. Em seguida, percebemos, realizamos uma mediação entre o sentir e o pensar. E, por fim, discriminamos - reconhecemos as diferenças e semelhanças entre estímulos e percepções. A discriminação é que nos permite saber, por exemplo, o que é verde e o que é azul, e a diferença entre o 1 e o 7.
As atividades propostas para esta área devem auxiliar o desenvolvimento da percepção e da discriminação.

A experiência corporal está no centro do desenvolvimento do EU, pois é através do nosso corpo que experimentamos, percebemos, sentimos, conhecemos nos comunicamos e nos relacionamos com o mundo exterior. Enfim nosso corpo é o fato real de que estamos no mundo, nós somos através do nosso corpo.

Essa experiência abrange três aspectos:
Imagem Corporal - é a própria experiência que a pessoa tem do seu corpo, isto é seu sentimento dele.
Conceito Corporal - é o conhecimento intelectual que a pessoa tem do seu corpo, cada parte que compõe as funções dos órgãos, etc.
O Esquema Corporal - A noção de esquema corporal é fruto de uma longa progressão. É o conhecimento do corpo, tanto no que se refere às suas partes e relações entre estas, como a possibilidade de movimento global e segmentar.

O desenvolvimento do esquema corporal depende, portanto, da diversidade de movimentos e de situações que o indivíduo vivência em seu processo de vida.
Nesse sentido toda a experiência de movimento acrescenta algo ao esquema corporal.O desenvolvimento do esquema corporal deve privilegiar a integração de sensações tátil,proprioceptiva,auditiva e visual em relação ao corpo.

A elaboração do esquema corporal, através do qual a criança adquire a imagem, o uso e o controle do seu corpo, faz-se progressivamente, com o desenvolvimento e o amadurecimento do sistema nervoso e é paralela à evolução sensória motora. Do esquema corporal dependem o equilíbrio e a coordenação motora, pois sem eles não poderíamos andar, sentar ou fazer qualquer movimento se cair. 
FONTE: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/search/label/PERCEP%C3%87%C3%83O
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Um comentário:

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"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)

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NÃO ESQUEÇA!....

NÃO ESQUEÇA!....

FONTES PARA PESQUISA

  • A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
  • COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
  • DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
  • REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT