Esse blog foi criado com o intuito de auxiliar pais, estudantes e profissionais com relação a dúvidas e fonte de pesquisa para realização de trabalhos práticos e teóricos, bem como, no esclarecimento para melhor entendimento dos serviços de estimulação e reabilitação visual com um enfoque pedagógico.
17 de mar. de 2012
JOGO DA VELHA
Encontrei esse Jogo da Velha no blog dos segundo Professores de Chapecó e achei super interessante!!! É muito legal mesmo! Podendo ser um recurso tanto para crianças ditas "normais" como para crianças com limitações.
Este modelo funciona da seguinte forma: para ocupar a casinha é preciso resolver a operação. Entretanto, podemos ir usando nossa criatividade, trocando as cartelas (ao invés das operações utilizando letras, figuras, entre outras).
Outra sugestão seria, além de identificar e interpretar,a criança poderá associar (tipo como na brincadeira de bingo) utilizando, além das cartelas, alguns objetos,
e/ou figuras que tenham os nomes ou quantidades referentes as letras e números encontrados nas cartelas.
O grau de dificuldade poderá ser adaptado de acordo com o nível de escolaridade da criança, e o conteúdo poderá ser adaptado com a sua escolaridade ou de acordo com o objetivo a ser alcançado.
Obs: Quando apresentado a criança com baixa visão, o profissional deverá confeccionar o material com cores contrastantes e sem brilho, assim, facilitará a atenção, concentração, além de exigir um menor esforço visual e viso-cognitivo por parte da criança.
Espero que gostem dessa idéia!!!
FONTE: http://segundosprofes.blogspot.com.br/2010/09/jogo-da-velha-conheci-esse-jogo-da.html
"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)
..
NÃO ESQUEÇA!....
FONTES PARA PESQUISA
- A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
- COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
- DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
- EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
- REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT
Nenhum comentário:
Postar um comentário