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Existem dois tipos de atividades de acomodação:
atividades com traçados ou atividades com pontinhos.
As atividades de acomodação são indicadas para
crianças que já possuem uma capacidade visual para leitura e escrita. Mesmo que
a criança já esteja alfabetizada e ou crianças já em séries mais avançadas.
Estas atividades são muito úteis para crianças
portadoras de miopia (principalmente patológica), alta hipermetropia, déficits
corticais, retinopatia da prematuridade, ambliopia, glaucoma, patologias da
mácula, estrabismos, entre outras. O que varia, na aplicação deste trabalho,
será a distância e quantidade nas tarefas com pontinhos, na distância e largura
nas tarefas com traçados, e principalmente o tamanho da folha utilizada.
A grande vantagem é que ela pode ser realizada
por etapas. Por exemplo: um dia só para fazer pontinhos ou traçados; o outro só
para pintar e assim por diante.
É uma atividade um tanto cansativa, por esse
motivo deve ser o menor tamanho de folha possível (dependendo do grau de
necessidade), entretanto, deve-se pedir para que a criança realize a atividade
sem pressa e com atenção, procurando alinhar corretamente os pontinhos ou os
traçados corretamente.
Particularmente, utilizo esta atividade quando é
preciso ter um ganho maior na funcionalidade visual, especialmente se houve
alguma perda, ou por falta de continuidade dos atendimentos ou por necessidade
de acelerar o processo de acomodação para iniciar uma nova atividade.
Obs: O conteúdo exposto é baseado em experiências adquiridas em meus atendimentos as crianças com portadoras de baixa visão e relatos dos resultados positivos de amigos e colegas portadores de alguma dificuldade visual que experienciaram tal atividade.
Espero que gostem!!!
Um grande abraço a todos!
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Parabéns amiga!!!
ResponderExcluirTenho muito orgulho de você!!!!
Bjs...
obrigada! super beijo!!!
ResponderExcluirJô
ResponderExcluirTenho acompanhado sempre seu blog e muito tem me ajudado, Carlinhos começou na escola esse ano e suas dicas estão sendo muito úteis para nós.
Beijão
Que bom!!! Olha, tenho feito esse trabalho com muito amor e carinho. Para mim, é como o ar que respiro.
ResponderExcluirTenho procurado atender a todos
...um pouco daqui, um pouco dali...
Espero que todos gostem e continuem me ajudando a fazer este blog cada vez mais funcional, afinal, seu objetivo principal é fornecer informações úteis a todos aqueles que necessitam e assim quem sabe favorecer cada vez mais o processo de inclusão, bem como, a evolução no desenvolvimento de tantas crianças com BV.
Um grande abraço! E obrigada!!!!
Oi Jo
ResponderExcluirLegal estas dicas, vou até copiar e mostrar para uma professora da escola que trabalho.
Continue postando estas dicas sobre estimulação visual.
São muito úteis.
Baldes de beijos
Jane
Jo, rsrs, a intimidade, rsrs. Olha seu blog é muito interessante. Tenho um aluno baixa visão, quero muito alfabetiza-lo. Gostaria de ajuda, se puder agradeço. Beijos
ResponderExcluirClaro!! Me mande suas dúvidas e farei o possível para atendê-la. Olha, inicialmente é preciso saber a patologia e o resultado da avaliação dessa criança. Se quiser, me envia para o email e, assim que puder, te mando um retorno, ok?
ResponderExcluirgrande abraço!
Oi JO, td bem? Adorei o seu blog, vou tentar praticar com meu filho ele foi diagnosticado como tendo ambliopia e estou bastante assustada, quero ajudá-lo. Ele tem 10 anos e tem tdah, toma trofanil e precisa de tutora na escola, acho que para ele o uso de óculos com grau muito elevado pode prejudicar ainda mais sua auto-estima, e tambem não entendi mto bem, uma criança ambliope se usar óculos pode parar o processo de cegueira ou ainda assim ela perderá o olho afetado? Vou tentar fazer tudo como você explicou aqui e mando notícias. Muuito obrigada, adorei seu blog.
ResponderExcluirJussara.
Jucimar, iluminada!!!
ResponderExcluirAdoro me atualizar e me inspirar aqui no seu blog!
Que Deus te ilumine sempre!
Obrigado por compartilhar.
Um abraço
Parabéns gostei muito do seu blog . Vou consultar sempre!
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