Aprender a pensar. Aprender a aprender. Estas são as habilidades essenciais para o sucesso do estudante. Pesquisas em teoria educacional e psicologia cognitiva, mostram que a aprendizagem visual está entre os melhores métodos para ensinar estudantes de todas as idades a como pensar, e como aprender.
O que é aprendizagem visual?
As técnicas de aprendizagem visual – formas gráficas de trabalhar com idéias e apresentar informações – ensinam os estudantes a organizar claramente os seus pensamentos e processá-los; analisando, organizando e priorizando novas informações. Diagramas visuais revelam padrões, inter-relações e interdependências. Eles também estimulam o pensamento criativo.
Técnicas de aprendizagem visual
Rede, mapa de idéias e mapa conceitual são três dos mais populares métodos de aprendizagem visual. Para estudantes que se expressam visualmente e para aqueles que aprendem mais efetivamente através do uso de técnicas visuais, de áudio e outras técnicas de multimídia, a aprendizagem visual inspira altos níveis de realização. O Inspiration® torna mais fácil e divertido implementar estas técnicas.
Aprenda mais sobre o poder da aprendizagem visual e veja vários exemplos desenvolvidos usando o Inspiration. Técnicas de aprendizagem visual ajudam os
estudantes a:
Clarear pensamentos. Os estudantes enxergam como as idéias estão conectadas e entendem como a informação pode ser agrupada ou organizada. Com a aprendizagem visual, novos conceitos são totalmente e facilmente compreendidos.
Integrar novos conhecimentos. Diagramas atualizados através de uma lição estimulam os estudantes a construir sobre conhecimento anterior e a internalizar nova informação. Ao revisar diagramas criados anteriormente, os estudantes enxergam como determinados fatos e idéias se ajustam entre eles.
Reforçar o entendimento. Os estudantes recriam, com suas próprias palavras, o que eles aprenderam. Isto os ajuda a absorver e internalizar a nova informação, conferindo a eles posse de suas idéias.
Identificar conceitos errôneos. Assim como um mapa conceitual ou rede mostra o que os estudantes sabem, vínculos mal direcionados ou conexões erradas revelam o que eles não entenderam.
FONTE: http://www.inspirationbrasil.com.br/visual_learning.asp
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário