Esse blog foi criado com o intuito de auxiliar pais, estudantes e profissionais com relação a dúvidas e fonte de pesquisa para realização de trabalhos práticos e teóricos, bem como, no esclarecimento para melhor entendimento dos serviços de estimulação e reabilitação visual com um enfoque pedagógico.
17 de nov. de 2011
Até 2 anos: Cores e formas para estimular a visão e o tato
A brincadeira pode ser bem mais útil se você se atentar a alguns detalhes preciosos. Quer ver só?
Bebês adoram surpresas como caixas coloridas de onde saltam bichinhos, ou que tocam músicas alegres ao serem abertas. Se você quiser, pode pegar uma caixa de papelão que tem em casa mesmo e encapá-la com papel de presente de várias cores.
Depois, coloque dentro da caixa um brinquedo que ele goste ou que faça algum barulho. Se quiser, opte por um de plush que seja ligeiramente maior, ficando apertado na caixa. Na hora em que abrir, ele se expandirá, trazendo uma surpresa para o pequeno.
Lembre-se que a visão melhora a cada dia e, com dois ou três meses, o nenê já é capaz de enxergar cores.
Para estimular não só a visão mas também o tato, você pode colocar em suas mãozinhas uma bola de tecido macia e de cores. E deixe ele jogar, amassar e se divertir.
Estimule-o a passar a bola ou um brinquedo de uma mão para outra. Ele já é capaz de fazer isso por volta dos quatro meses. Preocupe-se em dar a ele os que caibam na sua mãozinha e não sejam muito pesados.
Preste atenção aos sons e expressões que seu bebê faz e imite, como se fosse um espelho. Isso irá ajudar na audição e na fala.
Fotos: Getty Images
FONTE: http://itodas.uol.com.br/casa/ate-2-anos-cores-e-formas-para-estimular-a-visao-e-o-tato-5667.html
"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)
..
NÃO ESQUEÇA!....
FONTES PARA PESQUISA
- A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
- COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
- DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
- EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
- REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT
Nenhum comentário:
Postar um comentário