A idéia é reduzir o número de cegos no mundo até o ano de 2020. Hoje faltam recursos para combater a cegueira, principalmente nos países menos desenvolvidos, onde vivem 90% dos cegos.
Com o objetivo de reduzir os índices de cegueira para o ano 2020, mudando a projeção atual de 75 milhões para 25 milhões de cegos no mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em conjunto com a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (International Agency for the Prevention of Blindness), organizam para o próximo dia 14 de outubro o Dia Mundial da Visão.Esta iniciativa mundial se desenvolve ante o preocupante número crescente de crianças em risco de perda visual por fatores como a desnutrição, as infecções e os defeitos de refração, da mesma forma que os idosos por seu risco de cegueira produzida pela catarata.
Os recursos disponíveis são insuficientes para controlar o problema, especialmente nos países em desenvolvimento onde vivem 9 de cada 10 cegos no mundo. O pessoal de saúde ocular capacitado é insuficiente, assim como são insuficientes os medicamentos, o equipamento oftálmico, os serviços de saúde ocular e os sistemas de encaminhamento de pacientes.
O Dia Mundial da Visão é uma oportunidade para posicionar a saúde ocular na agenda pública e motivar a participação do setor privado nos objetivos da Visão 2020, que é uma campanha mundial lançada em 1999 com o propósito de "eliminar, para o ano 2020, as principais causas da cegueira a fim de dar, àqueles milhões de pessoas desnecessariamente cegas hoje, o direito à visão".
* Romeu Kazumi Sassaki é consultor de inclusão social e autor do livro "Inclusão: Construindo uma Sociedade para Todos", entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário