Esse blog foi criado com o intuito de auxiliar pais, estudantes e profissionais com relação a dúvidas e fonte de pesquisa para realização de trabalhos práticos e teóricos, bem como, no esclarecimento para melhor entendimento dos serviços de estimulação e reabilitação visual com um enfoque pedagógico.
3 de ago. de 2008
PERCEPÇÃO VISUAL
1) A Coordenação visomotora
2) A Percepção de posição no espaço
3) A Percepção de relações espaciais
4) A Constância perceptual
5) A Percepção figura-fundo
Desta forma, para que a criança desenvolva habilidade funcional visual para sua escolaridade através da visão, torna-se necessário que esta desenvolva essas capacidades, iniciadas desde o nascimento, e que, algumas crianças apresentam déficits. Para tanto, torna-se criterioso acompanhamento de oftalmologista especializado, bem como atendimentos com profissionais capacitados. É preciso utilizar-se de critérios para escolha de tais profissionais. Entre eles, a experiência do profissional com relação ao tratamento e diagnóstico.
"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)
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NÃO ESQUEÇA!....
FONTES PARA PESQUISA
- A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
- COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
- DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
- EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
- REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT
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